Hatha Yoga

Seus movimentos (asanas) proporcionam ao corpo bem estar e equilíbrio.

Seus benefícios variam desde o bom funcionamento dos órgãos, sistema nervoso, estresse, fadiga, dores de coluna como hérnias de disco, lordose, cifose, escoliose ou dores como tendinite, bursite, artrite, artrose até outras debilitações que causam ao corpo desconforto e mal estar.

Praticar Yoga proporciona o equilíbrio interior, saúde, relaxamento, bem estar, harmonia e paz.

Para uma boa prática exercita-se muito a respiração (pranayama), pois é através dela que recebemos o alimento primordial para o nosso organismo: o prana. A respiração complementa os benefícios do Yoga, além de ser essencial nos movimentos.

Relaxamento e meditação também fazem parte do Yoga, pois neste momento o corpo assimila as informações recebidas durante a prática.

Originário da Índia, o Yoga teve aqui no ocidente muitas variações, pois a cada região do país era praticado conforme os conceitos religiosos do povo. Por exemplo, na Tailândia, o Yoga era praticado pelos budistas nos templos sagrados, passivamente com os terapeutas, relacionando-se a prática à massagem tailandesa.

A Hatha Yoga é considerada como Yoga Clássico o berço da prática oriental, pois trabalha os doze movimentos básicos e suas dez mil variações de forma lenta, dando ênfase à respiração, relaxamento e meditação. As demais variações da prática do yoga no ocidente variam de mestre para mestre, mas todas proporcionam bem estar, equilíbrio físico e interior.

O Yoga é recomendado para adultos, crianças, adolescentes, idosos, mulheres, homens e gestantes. Não há restrições de idade ou sexo, apenas para casos pós-operatórios somente com liberação médica.

Para que as energias e práticas de Yoga fluam com leveza, é recomendável o uso de roupas leves e claras. Não é recomendável estar de estômago cheio ou vazio durante a prática. Alimentação leve com antecedência de duas horas. O uso de relógio durante as aulas não é recomendável.

A quantidade ideal e recomendada para se praticar Yoga é de 1 a 2 horas por semana, alguns asanas podem se praticados em casa, inclusive as práticas de respiração.

OS BENEFÍCIOS DO HATHA YOGA EM SUA VIDA!

Equilíbrio Físico, Mental, Emocional e Espiritual; Paz Interior, Autoconhecimento e Sabedoria; Concentração, Vitalidade e Disposição.

Podemos dizer que estes são os 4 lemas principais para uma boa prática de yoga.

“Respire, fique calmo!”. Quem já não ouviu isso?

Pois é, a respiração é um ato involuntário do corpo e é responsável, como por exemplo, por toda a nossa circulação e funções cerebrais, portanto, respirar com consciência e tranquilidade já é o primeiro passo para uma vida equilibrada e saudável.

“Alongue, ajuda a liberar as tensões e alivia as dores nas costas”. Outro conselho que já ouvimos com toda certeza.

Manter-se saudável através de alongamentos é uma das mais nobres opções que temos para liberar toxinas do corpo e também da mente. Uma vez liberadas estas toxinas o alívio é imediato e então, começa a nutrição de toda a musculatura para o fortalecimento e flexibilidade.

“Medite! Assim você tranquiliza a mente e fica com o coração em paz!”. Esta sugestão sempre fica para depois, não é mesmo?

Meditar é uma arte que parece estar distante de nós. Silenciar a mente parece algo que jamais conseguiremos atingir. E se eu disser à você que meditar é mais do que só silenciar a mente, e que ficar quieto é muito mais agradável do que se pensa, você acredita?

“Relaxe, você está muito nervoso!”. Esta é uma frase que com certeza todos nós ouvimos com frequência, mas praticar já é pedir demais!

Relaxar é extremamente necessário para o equilíbrio de todos nós, não podemos ficar ligados o tempo todo e nem em tudo que está acontecendo ao nosso redor. Isso nos deixa estressado e longe de ter uma boa qualidade de vida.

Bom, você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com yoga, e eu te respondo: TUDO!

Yoga é o seu momento para respirar, praticando os pranayamas [respirações], e assim restabelecer o equilíbrio saudável para seu corpo e mente. Yoga é quando que, praticado através dos asanas [posturas], você poderá se alongar e eliminar o estresse do dia e trazer de volta a sua naturalidade, espontaneidade e leveza emocional. Yoga é meditar [dhyana], através das cores, dos sons, dos aromas e das poesias.

Meditar com Yoga nos leva a serenidade e nos desperta para o estado de paz interior indefinido. Yoga é relaxar [yoganidra], confortavelmente usufruindo de toda a conquista por qualidade de vida e bem estar constantes.

Yoga é uma linda filosofia oriental indiana, que há mais de 5.000 anos nos ensina como lidar com os desafios diários com discernimento, paciência, superação, confiança, coragem, humildade, respeito e acima de tudo amor. Amor por si, pelo outro e pela vida.

Yoga é um caminho de sabedoria e luz que nos acolhe e elucida nos momentos difíceis e nos prepara para a superação.

Yoga está além das vaidades físicas. Yoga é harmonia do corpo, é equilíbrio, é vida em perfeita sintonia de paz.

Pratique você também! Seja um novo aprendiz da vida, sintonizando-se com a paz! Viva em equilíbrio, você merece!

O Hatha Yoga é uma prática oriental de relaxamento corpo/mente.

Acesse o link  DIAS, HORÁRIOS E VALORES, escolha um dos horários para marcar a sua aula experimental e nos envie sua solicitação através do e-mail: faleconosco@espacodharma.com

por Sorayah A. Sanntos - Idealizadora do Dharma Prem e Professora de Hatha Yoga